Paginas

domingo, 9 de setembro de 2012

Debate Ateus x Cristãos: Deus existe? `Certeza Sua existência decorre de nossa fé', afirma teólogo

Cristãos e ateus debatem a existência de Deus: ‘evidências científicas apontam para um criador.

É possível provar a existência de Deus? O tema foi discutido no programa Superpop da semana passado por cristãos e ateus. Como em todos os programas da apresentadora Luciana Gimenes em que o tema religião e crença é abordado, as discussões se toram calorosas.

De um lado, o padre Paulo Gonzalez, o pastor Antônio Silva e o sacerdote da umbanda Pai Syrus defendiam a existência de Deus, do outro, Daniel Sottomaior e Fabio Queiroz (membros da Associação Brasileira de Ateus e Agnósticos – Atea) negavam, de modo não menos enfático, a existência de um ser superior.

Durante o programa, foi mostrada a história de duas crianças americanas que supostamente teriam tido experiências sobrenaturais. Logan Henderson afirmou ter recebido, através de uma visão, uma mensagem de Deus. Já Colton Burpo, filho de um pastor metodista, disse ter ido ao céu e conversado com Jesus.

Apesar dos vídeos,s teorias e afirmações levada pelos participantes, cada um permaneceu em seus ideais e crenças e não cederam a opiniões alheias.
Na ciência recentemente foi comprovado por uma física e filósofa americana, Danah Zohar, que além do QI (Quociente de Inteligência/inteligência intelectual), e do QE ( Quociente Emocional /Inteligência emocional), o ser humano, segundo a pesquisadora, possui uma terceira inteligência o QS, do inglês Spiritual Quocient que seria "A Inteligência Espiritual".

A doutora defende que a inteligência espiritual coloca nossos atos e experiências num contexto mais amplo de sentido e valor, tomando-os mais efetivos.

A pesquisa não afirma a existência de Deus, mas o compara com o QS sem se relacionar à religião, aumentando os horizontes das pessoas e tornando-as mais criativas.

“É uma inteligência que nos impulsiona. É com ela que abordamos e solucionamos problemas de sentido e valor. O QS está ligado à necessidade humana de ter propósito na vida. É ele que usamos para desenvolver valores éticos e crenças que vão nortear nossas ações", comenta Danah Zohar.

Para o pastor e pesquisador religioso Johnny Bernardo, a busca pela existência de Deus deve ser racional também e não apenas emocional. Segundo ele há meios não emocionais de compreensão do divino.
“Acredito ser nula a ideia de que devemos acreditar em Deus sem questionamento, sem necessidade de conhecê-lo por meio de nossa intelectualidade. Deus não nos fez tal como robôs. Ele nos deu livre-arbítrio. Somos seres pensantes. Seres que questionam. Como tais, devemos ir em busca de Deus”, disse Johnny ao The Christian Post.

Johnny ainda completa que Deus está “nos impulsionando a compreender os mecanismos (perfeitos) de funcionamento da vida e do universo que apontam para um ser espiritual inteligente”.

Para o teólogo e professor Augustus Nicodemos não é possível provar a existência de Deus por meio do método científico. Da mesma forma que não se pode provar que ele não existe usando-se o mesmo método.

Mas segundo Augustus, existem evidências científicas que apontam para a existência de um Criador, “como a afinação perfeita do universo, as complexidades irredutíveis, a presença de propósito e intencionalidade na natureza, a moralidade, etc”
Ao The Christian Post, o professor Augustus comentou que muitos cientistas não veem a possibilidade de explicar a diversidade da vida com o acaso.

“Conforme ouvi recentemente de um engenheiro do ITA, ‘cálculos de probabilidades feitos por diversos cientistas de renome deixam claro que em algum ponto de um (alegado) processo evolucionário seria necessário algo como um ‘direcionamento útil,’ o que tornaria o processo ‘não-darwiniano’.”
Augustus conclui dizendo que apesar da evidências, a existência de Deus deve ser baseada na fé.

“Nossa certeza da existência de Deus e que ele criou tudo decorre da fé, como está em Hebreus”.

Fonte: http://portugues.christianpost.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

sprintrade network